Idioma:

Projeto permite comprar apontando celular para produtos na TV

16 de setembro de 2011 | Em Notícias | 161 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


aplicativo qkrUm projeto de uma tecnologia apresentado pela operadora de cartões de crédito Mastercard promete fazer com que os usuários façam compras de produtos anunciados pela TV utilizando o aparelho celular ou gestos, por meio do acessório Kinect, do Xbox 360.

Chamado de QkR, o serviço utiliza um aplicativo que possui todos os dados de cartão de crédito do usuário armazenados e, quando um anúncio de um produto aparece na TV, ele pode adquirir o produto com maior facilidade. O smartphone pode fotografar um código QR que aparece na tela para levar o usuário até uma opção em que ele possa comprar o item por meio do aparelho.

Outra opção faz com que, por meio do áudio do anúncio, o aplicativo reconheça qual o produto está sendo anunciado e leve o usuário para uma opção em que a compra possa ser efetuada pelo smartphone. O serviço utiliza uma tecnologia similar a de programas como o IntoNow, que identificam filmes e seriados que estão passando na TV ao identificar o áudio do programa. No caso do projeto da Mastercard, está estudando acrescentar sinais sonoros de baixa frequência nos anúncios para facilitar a identificação dos produtos pelo smartphone.

Em restaurantes, a Mastercard sugere que códigos QR ou passar o celular em um código NFC (near filed communication), poderá apresentar o cardápio diretamente no celular, fazendo com que o usuário escolha o que vai pedir remotamente, recebendo os pratos na mesa. A conta seria paga também pelo celular.

Por fim, o acessório Kinect, que utiliza os movimentos dos jogadores para jogar games no Xbox 360, dispensando o uso do joystick, poderia ser utilizado para fazer compras na casa do usuário. Ao ver um anúncio na TV, o usuário realizaria um gesto que o levaria para uma área específica onde poderia efetuar o pagamento do item desejado, sem precisar levantar do sofá.

Ainda não há previsão para que as tecnologias apresentadas pela Microsoft sejam lançadas no mercado.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana