Idioma:

Usuários de celulares 3G mais que dobram no Brasil em um ano

16 de setembro de 2011 | Em Notícias | 190 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


O número de assinantes de serviços de banda larga cresceu 60,4% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O Brasil agora tem 47,8 milhões de usuários desses serviços de internet, levando em conta banda larga fixa e móvel (modems de conexão à internet e celulares 3G). Em agosto de 2010, esse número era de 29,8 milhões.

smartphone iphoneOs dados são de um balanço da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) divulgado nesta sexta-feira (16).

Esse número é influenciado principalmente pela banda larga móvel, com o aumento de telefones com 3G. Entre os meses de agosto de 2010 e 2011, o número de assinantes desse tipo de serviço cresceu 117%, ou seja, mais que dobrou, passando de 11,4 milhões para 31,7 milhões.

A banda larga móvel como um todo, incluindo os modens, teve evolução de 87,1%, chegando a 31,7 milhões de acessos.

A internet rápida e física caminhou a passos mais lentos, com 25,3% de crescimento – em 2010 havia 12,9 milhões de assinantes desse tipo de serviço, número que agora pulou para 16,1 milhões.

Um dos motivos desse fenômeno é a queda dos preços e o aumento da renda do brasileiro. De acordo com uma pesquisa da UIT (União Internacional de Telecomunicações), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas) divulgada nesta quinta-feira (15), a banda larga no Brasil passou a pesar 64% menos no orçamento das famílias brasileiras entre 2008 e 2010.

O relatório considerou o custo da banda larga de no mínimo 256 KBps com 1 GB de dados. Essa velocidade é 75% menor que a velocidade do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) que é de 1 MBps por R$ 35. Esse programa do governo tende a baixar ainda mais o custo da internet caso a ONU mantenha esse critério nos próximos relatórios.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana