Idioma:

Iranianos enfrentam dificuldade para acessar sites fora do país

14 de fevereiro de 2012 | Em Notícias | 127 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Controle WebO acesso a serviços como email e redes sociais está limitado no Irã. Nos últimos dias, empresas americanas afirmam que o tráfego dos iranianos em seus serviços caiu drasticamente, o que aumenta a preocupação a respeito de uma restrição da web feita pelo governo local, de acordo com a Reuters.

O bloqueio, que começou na sexta-feira (09/02), afetou todos os sites de fora do Irã que usam o protocolo SSL para criptografar os dados. O Google, que usa o SSL no Gmail, afirmou que o sistema de emails teve uma queda de 95% nos acessos no Irã durante o final de semana. Na segunda-feira (13/02), alguns blogueiros iranianos relataram a volta da normalidade do acesso.De acordo com Hamed Behvaran, da organização Voice of America do governo dos Estados Unidos, o bloqueio fez parte de testes do governo iraniano. “O governo está testando diferentes ferramentas. Eles podem ter a intenção de ver a reação do público”, afirmou. Os sites iranianos que usam o protocolo SSL continuaram disponíveis durante o bloqueio.

Oficiais iranianos afirmam que estão desenvolvendo um novo sistema nacional para a internet e que não pretendem bloquear todas as conexões de fora do Irã. Essa nova rede pode ajudar o governo a se prevenir de tentativas de ataques ou espionagem de outros países, além de rastrear a atividade doméstica.

O Irã possui uma infraestrutura de internet bastante sofisticada para o controle do conteúdo da web.

Com informações de olhardigital.uol.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana