Idioma:

Brasil é o 4º maior consumidor de água do mundo

16 de fevereiro de 2012 | Em Curiosidades | 764 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Um estudo americano da Hoekstra publicado na revista National Academy of Sciences (PNAS) coloca o Brasil em 4° lugar entre os maiores consumidores de água para produção agrícola e de bens de consumo.

bebendo aguaOs pesquisadores também afirmaram que 92% da quantidade de água do planeta é consumida pela agricultura. Tal fato transforma a produção de alimentos e outros produtos algo praticamente insustentável, segundo alerta dado por Arjen Y. Hoekstra, holândes criador da pegada hídrica. Esse indicador mede o uso da água doce para obter um produto alimentício ou qualquer outro bem consumível de forma direta ou indireta.

Segundo o ranking feito pela pesquisa, as nações que lideram o ranking são China, Índia e Estados Unidos. Quando a quantia de consumo desses três é somada com a do Brasil, os países gastam o equivalente a 38% de todo o uso de água na produção de bens do planeta.

Também foi analisado o impacto que a exportação de produtos agrícolas tem na pegada hídrica local, bem como na global, chamada de exportação hídrica virtual. A partir disso, foi possível avaliar o impacto da dependência de produtos importados em outros países. Nesta categoria de exportação de água, o Brasil também ocupa a quarta posição.

O Brasil só cai de posição no cálculo de consumo de água per capita (pegada hídrica individual), cuja média internacional é de 3,8 mil litros por dia. Os brasileiros ocupam a 21ª posição, com gasto de 5,5 mil litros por dia, em média.

A pegada hídrica é determinada pela quantidade de água usada para o consumo de cereais, produtos lácteos e carne, bem como para produção de alimentos, higiene e limpeza. Também inclui os gastos necessários para a produção de bens de consumo.

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana