Idioma:

Apple planeja banir rival da Siri da App Store

27 de fevereiro de 2012 | Em Notícias | 263 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


eviUm aplicativo com capacidades similares a Siri, assistente do iPhone 4S, pode ser banido da App Store pela Apple.

O programa, batizado de Evi, foi lançado este ano para iPhone e Android. Embora o aplicativo não tenha funções iguais a da Siri como adicionar itens ao calendário ou exibir lembretes, o Evi age de forma similar e por vezes até melhorada, como buscar por resultados na web sem a necessidade de perguntar ao usuário.

Porém, mesmo já tendo aprovado diversas versões do Evi na loja App Store, toda essa semelhança chamou a atenção da Apple que agora pretende banir o aplicativo.

Um dos últimos updates do Evi, que é produzido pela empresa True Knowledge, está pendente de aprovação na App Store há quase 3 semanas. E segundo o site Tech Crunch, um representante da Apple teria entrado em contato com a fabricante para informar que o app seria banido por ser similar a Siri.

Segundo a Apple, o Evi infringe uma das regras da App Store onde cita que aplicativos com conteúdo ou formato similar a produtos da Apple serão rejeitados. Curiosamente, tanto a Siri quanto o Evi possuem licenças da tecnologia de reconhecimento de voz da Nuance. No entanto, a Siri não possui a ferramenta de buscas desenvolvida pela True Knowledge.

Ao Tech Crunch o CEO da Tru Knowledge disse acreditar que esta regra de aplicativos da Apple deixa claro que a empresa não irá tolerar programas concorrentes aos seus produtos.

Normalmente a Apple rejeita um aplicativo e pede ao desenvolvedor para corrigi-lo antes de liberá-lo na App Store. E caso decida excluir o programa de sua loja, a Apple enfrentaria problemas com os mais de 200 mil usuários que já compraram (US$ 0,99) e baixaram o app. Mas segundo o site The Verge, após críticas a essa decisão a Apple estaria disposta a trabalhar em conjunto com a True Knowledge para diferenciar os programas.

O caso ainda não está resolvido e o programa continua aparecendo na App Store, mas isso deve durar pouco tempo. Quem baixá-lo no iPhone poderá não receber mais atualizações futuramente. No entanto, usuários Android não terão problemas para utilizar o app em seus aparelhos e com uma vantagem a mais: por lá o aplicativo é gratuito.

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana