Idioma:

CONAGUA fomenta intercâmbio para o desenvolvimento nas Américas

1 de abril de 2012 | Em Notícias | 180 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Logo CONAGUANo âmbito do VI Fórum Mundial da Água que se realiza em Marselha, na França, a Comissão Nacional da Água (CONAGUA) do México tem exercido um papel importante na elaboração de uma Agenda da Água nas Américas, depois de ter encabeçado com Brasil a preparação de uma plataforma regional durante os três anos prévios ao fórum.

Trata-se do segundo maior continente do mundo, depois da Ásia. Com mais de 900 milhões de habitantes que vivem em 35 países, as Américas contam com uma grande variedade de culturas e costumes, mas também com desafios transversais em torno do estabelecimento de planos de longo prazo, que ultrapassem os mandatos presidenciais em cada nação, para garantir um uso sustentável dos diferentes recursos naturais, inclusive a água.

A CONAGUA do México prestou um apoio decisivo durante os três anos de preparação do Fórum, convocando diversas figuras públicas e privadas da região para trabalhar em torno de temas tais como a mudança climática, água e saneamento, segurança alimentar, governança, direito dos cidadãos à água e outros mais. Da mesma forma, realizou diversas reuniões preparatórias na Cidade do México e preparou o documento Diálogo Regional de Política sobre Água e Mudança Climática com o BID, o Conselho Consultivo da Água, a Fundação FEMSA e outros participantes.

Estabeleceu-se assim como objetivo que a metade dos países do continente deveria reduzir em 50% a lacuna de acesso à água até o ano 2020, comparado com as cifras de 2008. Além disso, trabalha-se para que já em 2015 aumente em 15% a inclusão específica dos recursos hídricos nos planos nacionais ou locais de adaptação à mudança climática. E finalmente, é preciso focalizar os esforços para que até 2015, aumente em 15% a produtividade das terras regadas a chuvas ou artificialmente nas Américas, em comparação com as cifras de 2005-2007, dentro do objetivo de que até 2050 exista mais segurança alimentar a preços acessíveis.

Para José Luis Luege, Diretor General da CONAGUA do México, o continente americano enfrenta grandes desafios para conseguir alcançar o desenvolvimento com que sempre se sonhou. É um caminho que exige muito trabalho, mas existe uma via para chegar a esse sucesso que é, sem dúvida, o trabalho conjunto, a cooperação e o intercâmbio de experiências, todos esses fatores essenciais para alcançar o objetivo desejado. Para isso, tanto o Governo do México como a CONAGUA trabalham para fomentar o diálogo e a cooperação e conseguir uma América que maneje apropriadamente seus recursos hídricos.

CONTATO: Meios internacionais, +011-52-55-5351-6522/41, susana.kiehnle@bm.com, lucas.silva@bm.com, ambos da Burson-Marsteller México.

Notícia distribuída por PR Newswire

Webdesigner, Técnico em Hardware, Técnico em Mecatrônica e estudante de Medicina.



Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana