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Segurança transformada em marketing pode aumentar a taxa de conversão em até 15% e combater o “sniffing”

18 de janeiro de 2013 | Em Notícias | 245 visualizações | Por

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Que segurança é um dos principais pontos necessários no e-commerce todo mundo já estácansado de saber. Certificado SSL, EV, anti-malware, blindagem contra hackers, entre outros termos, ajudam os varejistas a manter os dados em segurança. A desconfiança dos consumidores em sites está aumentando, e assim, internautas deixam de fazer transações on-line por receio de terem seus dados divulgados e/ou não confiarem na qualidade do produto. Por isso, varejistas devem se atentar as ferramentas capazes de transmitir ao cliente segurança, qualidade e eficiência no atendimento. Segundo o gerente de e-commerce, Flavio Inacio, “os varejistas não exploram o potencial de marketing de um certificado digital para aumentar a taxa de conversão e qualidade em seus negócios”.

ladrao virtualDe acordo com ele, pelo menos 75% dos clientes potenciais abandonam o carrinho de compras antes de finalizar o pedido. Por isso, além do certificado, é importante que o site também disponibilize contato, endereço, política de evolução, prazo de entrega, etc. Quanto mais informações o cliente obter, maior será a chance de finalização do pedido sem nenhum tipo de receio.

Essa prática de roubo de informações em trânsito é chamada de “sniffing”, e tem ocorrido em grande escala. A cada dia as fraudes estão cada vez mais rápidas e apuradas. Uma certificação SSL simples elimina o “sniffing”, mas não combate o “phishing” (roubo de informações através de páginas falsas).

Certificado de segurança

Os certificados de segurança, conhecidos como Certificados Digitais EV SSL ou SSL de Validação Avançada, são documentos qualificados que se apresentam aos usuários da Internet de forma distinta, transmitindo alta segurança por serem analisados em auditoria. SSL é a sigla para “Secure Socket Layer”, onde a tradução seria similar a “Camada de Conexão Segura”.

O objetivo de uma loja possuir esse certificado é a necessidade de a transmissão de formulário com os dados do cliente (incluindo dados de cartão de crédito) sejam encriptadas e decriptadas somente no servidor, evitando a exposição de informações durante o envio. “O SSL é responsável em alterar o endereço de “http” para “https”, onde este ‘s’ significa segurança”, explica Flavio.

Indicação na tela

O SSL costuma ser representado por um ícone em formato de cadeado, localizado na parte inferior da janela ou sob a barra de endereços. Ao fazer um duplo clique sob a imagem é possível verificar o certificado digital de servidor. Com o SSL é possível garantir uma alta segurança no comércio eletrônico, além de ganhar a confiança dos clientes. Existem no mercado diversas marcas e tipos de certificados de segurança SSL, oferecendo muitas vezes o mesmo tipo de encriptação de dados, a mesma qualidade, mas com preços que podem variar de US$ 49 até US$ 2.000.

Sobre a Eletrônica Santana: A loja foi inaugurada em 1964, na zona norte de São Paulo, pelo pai de Rubens Branchini Martins, o Sr. Rubens Martins. No início, vendia peças de manutenção para as assistências técnicas, mas começou a mudar nos anos 90, afetada pela abertura das importações. O baixo preço dos novos equipamentos diminuiu a procura por consertos, o que fez diversificar o negócio. Adequando-se à demanda do mercado, passou a trabalhar com equipamentos de telecomunicações, eletrônicos e de segurança. Com o rápido avanço da tecnologia se aprimorou em 2003, com o lançamento da loja virtual. Hoje, comercializa mais de oito mil produtos que vão desde uma pilha até os mais modernos sistemas de telecomunicações, telefonia e segurança. Em 2012, a Eletrônica Santana foi classificada como a 90ª maior varejista online da América Latina e a 37ª em território nacional, segundo o Guia Top 300 Latin America, produzido pela Internet Retailer.

Por Aline Fraga

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



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