Idioma:

E-commerce brasileiro investe em capacitação de jovens profissionais

30 de janeiro de 2013 | Em Notícias | 394 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Falta de mão de obra especializada é um dos principais desafios operacionais do e-commerce brasileiro. De acordo com a e-bit, referência no fornecimento de informações sobre comércio eletrônico, em 65% dos processos de seleção os candidatos são considerados despreparados para ocupar as vagas. Para atrair e capacitar esses profissionais, a Eletrônica Santana, empresa que está há 48 anos no mercado, criou uma iniciativa em parceria com as principais faculdades da capital, sendo elas Anhembi Morumbi, Anhanguera, FIAP, Senac, FGV e E-commerce. O objetivo é buscar talentos motivados diretamente nas instituições de ensino, e assim, preparar e desenvolver jovens profissionais para uma das áreas mais crescentes do País.

capacitacaoO projeto que entra em vigor no início de 2013 pretende promover um programa de trainee com duração de um ano e assim, preparar e capacitar jovens profissionais em áreas que não fazem parte do currículo escolar para conseguir atuar em uma das áreas mais crescentes do País. Os alunos interessados devem estar cursando o 3º ou 4º ano letivo, além de matriculados nos cursos: gestão da tecnologia da informação, administração, gestão financeira, e-commerce e desenvolvimento web. Segundo o diretor de operações e precursor do projeto da Eletrônica Santana, Joris Teeuwen, a relativa escassez de mão de obra no mercado de e-commerce é reflexo do crescimento acelerado do setor no País. “O enorme crescimento do e-commerce no Brasil acabou absorvendo os poucos profissionais multitalentosos afetando diretamente o poder competitivo das empresas”, afirma Joris.

Algumas áreas do e-commerce como marketing, comercial, gestão de produtos, entre outras, necessitam de mão de obra especializada e geram diversas oportunidades no comercio eletrônico. Porém, apesar do grande número de vagas, Joris afirma que empresas buscam um perfil multidisciplinar nos candidatos, que muitas vezes não possuem e em quais as faculdades não capacitam. Segundo ele, o mercado exige profissionais que entendem de ação comercial, atualizados e capazes de montar planos e ações estratégicas na sua área de formação. Isto exige que seus profissionais que sejam multidisciplinares”, explica Joris. “O desafio do e-commerce se resume em duas palavras: criatividade e curiosidade.

Para participar do programa de trainee fornecido pela empresa, alunos das instituições citadas devem encaminhar o currículo para trainee@eletronicasantana.com.br. Além da iniciativa dos candidatos, a reitoria de cada instituição irá selecionar os alunos com as melhores notas para participarem do processo seletivo.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana