Idioma:

Setor de cartões e mobile cresce no Brasil e feira antecipa tendências

15 de março de 2013 | Em Notícias | 439 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


O mercado de cartões, meios eletrônicos de pagamento, certificação e identificação digital tem crescido nos últimos anos no Brasil em função da ascensão da renda das pessoas e da melhora no cenário econômico do país, que migrou parte da população para classes mais altas e, consequentemente, elevou o poder de consumo.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro semestre do ano passado, havia 717.843 cartões em circulação no país, incluindo débito, crédito e marca própria. Isso representa um crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2011 e, segundo estimativas de consultores, a média de expansão deve crescer ainda mais em 2013.

Cartao“O setor de cartões cresce a taxas superiores a 20% ao ano e está começando a atingir a base da pirâmide, o que é muito importante para acelerar a inclusão financeira das pessoas. Os destaques do segmento serão o uso de tecnologias e mecanismos de larga escala, a custos mais baixos, e que sejam funcionais para atrair uma enorme parcela da população que ainda está fora do mundo bancário” explica Boanerges Ramos Freire, presidente da consultoria de varejo Boanerges & Cia.

Outra tendência apontada por especialistas é o uso crescente de pagamentos via celular seja por meio de softwares ou aplicativos. “Essas duas opções são um excelente meio de inclusão financeira. Hoje em dia todo mundo tem um celular e essa é a forma mais eficiente e barata de trazer as pessoas para o mundo de pagamentos eletrônicos. As pessoas podem até não ter conta em banco, mas com certeza terão um aparelho móvel”, sugere o consultor Rafael Durer.

Na outra ponta, com o aumento do uso de cartões e meios de pagamentos eletrônicos, cresce a preocupação de bancos, financeiras e varejistas com fraudes e prejuízos. Por isso, o uso da biometria e de softwares que ajudem os bancos a prever clonagem de documentos também estarão em alta.

Para antecipar essas novidades, São Paulo vai receber a 18ª edição da CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION, a maior feira de cartões, meios eletrônicos de pagamento, certificação e identificação digital da América Latina. O evento, que é realizado e organizado pelo grupo BTS Informa, será de 10 a 12 de abril no Transamerica Expo Center.

A principal novidade deste ano é a mudança de endereço. Após 17 anos acontecendo no Centro de Exposições Frei Caneca, a organização migrou a feira para o Transamerica, um dos mais completos pavilhões de exposição da cidade.

“Esta mudança trouxe um crescimento de 50% na área de exposição da CARDS. Boa parte de nossos expositores dobraram o tamanho de seus stands e poderão trazer equipamentos e fazer demonstrações, o que não era possível nas versões anteriores”, explica João Picolo, diretor da feira.

Com infraestrutura impecável e fácil acesso, os cerca de 6500 visitantes esperados poderão conhecer as novidades de 130 expositores nacionais e internacionais distribuídos em mais de quatro mil metros quadrados. Além dos stands, haverá o Congresso, que vai discutir temas como o impacto da redução de juros no setor, cadastro positivo, fidelização e inadimplência e vai contar com executivos de marcas como Serasa Experian, Citibank, Casas Bahia, Lojas Marisa, Vivo, Visa, entre outros.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana